Texto por Raphael Ligmanowski Carvalho
O jogo: Bang! É um card-game de faroeste onde os jogadores assumem o controle de personagens clássicos do faroeste e de filmes e são divididos entre mocinhos e bandidos. O objetivo é simples, o bem precisa eliminar o mal, matando os bandidos e o renegado, do contrário o mal vence.
Imagem por Roberto Corbelli

Primeiras impressões: ao abrir a caixa você não se surpreende muito com o que encontra. As cartas tem o mesmo tamanho das do Munchkin (Kimera USA se não me engano). O padrão artístico tenta imitar os pôsteres de Wanted do Faroeste e a fonte é o clichê que nunca sai de moda. A versão que jogamos tem descrição das cartas em Italiano em Inglês, o que eu achei muito legal porque cresci em Santa Felicidade e que tornou a experiência um pouco nostálgica… hehehe Além das cartas podem ser encontrados cartões que servem para acomodar sua classe, personagem e vida que é representada por marcadores com imagem de projéteis.
Regras: cada pessoa recebe aleatoriamente um papel, mocinho (xerife  ou ajudante de xerife) ou bandido (bandido e renegado). O único que se revela – duplo sentido essa frase – é o xerife e recebe um ponto de vida extra. Os demais mantém em segredo os seus papéis. Depois são distribuídos os personagens de cada um. O personagem adiciona mecânica diferentes a cada jogador, como alcance maior, facilidade de esquivar de ou acertar tiros. Por fim, cada jogador recebe quatro cartas e o jogo começa com cada um jogando. As ações são simples, pode-se equipar itens, cartas com borda azul que dão vantagens ao jogador, arma com alcance ou dano maior, capacidade de se esconder, ou meter bala em alguém usando a carta Bang! Target . O alcance é medido contando a que distância o jogador está de quem atira, ou seja os coleguinhas diretamente do seu lado direito ou esquerdo estão a 1 de distância quem está ao lado dessas pessoas está ao alcance 2 e assim por diante. Conta-se da mesma maneira independente do lado. Voltando a parte que importa, o jogador da vez escolhe em quem vai meter tiro, verifica a distância e BANG! O defensor precisa jogar uma carta de Mancato (esquiva em italiano) pra se livrar, do contrário perde um de vida. Assim que um tiro leva um jogador a zero de vida ele é eliminado a não ser que jogue uma carta de Birra. SIM!!! Finalmente alguém eternizou em um jogo que CERVEJA É VIDA!
Condições de vitória: O xerife e os mocinhos vencem se matarem todos os bandidos e o renegado, os bandidos vencem se matarem os ajudantes e o xerife e o renegado, bem o cara tem esse nome porque não é muito gente fina, nesse caso ele vence se for o último sujeito vivo na cidade.
As partidas: troquei tiros Gangster  e bebi cerveja bier  numa cidade do faroeste com: Andréa, Júlia, Camile, Lídia, Roberta, Alan e Camarão. Alan começou como o destemido xerife e com um combo muito bom. O personagem dele permitia que descartasse duas cartas pra se curar. Mesmo assim não foi páreo para os bandidos que tinham eu, a Júlia e a Andréa. A Lídia não estava nos seus melhores dias e acabou ficando Renegada. Camarão veio com uma arma descarregada e não conseguiu dar nenhum tiro e, só com a Roberta tentando ajudar o xerife, apesar das curas que se deu, morreu em poucas rodadas. A segunda partida teve o Camarão como xerife – que cidade elege xerife um cara que não tem munição na arma? Bom, como isso parecia parte do destino do Camarão, sendo incapaz de dar muitos tiros – sim, ele saiu com poucos Bangs na segunda partida também – rapidamente virou peneira e os bandidos ganharam novamente. Andréa, apesar de ter colaborado na eliminação do xerife estava era a renegada da rodada.
Considerações finais: uma boa opção de filler. Com certeza há melhores, mas o jogo não ofende ninguém e é bastante divertido. Pessoalmente achei que as primeiras rodadas são meio paradas, enquanto todo mundo se estuda, mas talvez isso seja parte da diversão que acabei não entendendo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s