Campeonato de Formula D – Spa Francorschamps – 21/08/2015

Publicado: 24 de agosto de 2015 por fabianopedroso em Relato
Tags:, , , ,
Pódio do GP de Spa Francorschamps

Pódio do GP de Spa Francorschamps

A Bélgica é a corrida favorita de 9 entre 10 pilotos de F1. E essa preferência não se dá por conta das belas paisagens, ou pelo perfeito chocolate, pelas saborosas strong-ales produzidas pelos monges, e muito menos pela beleza das estonteantes belgas, tudo isso ajuda, é claro, mas os pilotos adoram a Bélgica por causa de Spa. Spa nos dias de sol é linda demais, veloz demais e espetacular demais, mas na chuva ele é ainda mais! E foi assim, sob chuva, que ocorreu a segunda etapa do Campeonato de Formula D da Curitiba Lúdica na noite da última sexta.

Muita coisa aconteceu e precisaremos ir por partes.

Novidades

A segunda etapa marcou a estreia da quinta equipe do campeonato, a Spyro Gyro’s. Após problemas burocráticos os bichinhos bonitinhos verdinhos que dão na água, Osmar Neto e Gabriel Lodi, tiveram suas estreias no campeonato de formas bem distintas, mais a seguir.

Outro fato marcante no final de semana foi o total descaso da dupla de pilotos da equipe Mirandas, que não apareceu para a corrida. Depois dos desgostos da primeira prova parece que a dupla de irmãos decidiu estender as férias por mais uma semana. Segundo fontes do portal Ego, Pedro deu preferência para a sua vida de rockstar, enquanto que o seu irmão Léo ficou em casa com a suposta gripe ST34M. A equipe Mirandas acabou enviando apenas um substituto para guiar seus carros, o novato teen Rafael Lodi, mais dele também a seguir.

Da esquerda para a direita: Gabriel, Osmar, Leonardo, André, "Juan Pablo" Trentini, Rafael "Bianchi", Fabiano "Alboreto" e Marcus Khun

Da esquerda para a direita: Gabriel, Osmar, Leonardo, André, “Juan Pablo” Trentini, Rafael “Bianchi”, Fabiano “Alboreto” e Marcus Khun

Classificação difícil

O treino de classificação ocorreu sob forte chuva, e foi um espetáculo para o público, e um inferno para a maioria dos pilotos.

A dupla da Minardi, Rafael e Fabiano, não sentiu os efeitos da chuva e seguiu com o domínio demonstrado na Hungria, fazendo a primeira fila. O restante dos pilotos, no entanto, sofreu bastante para manter o carro na pista, provocando um show de escapadas, derrapadas e até uma quebra na última curva. Os que mais sofreram com a água na pista foram os arrojados “Juan Pablo” Trentini e Gabriel Lodi. Gabriel teve tanta dificuldade que acabou saindo na última curva e ficou sem tempo, amargando a última posição no seu treino de estreia. Essa performance fraca acabou gerando uma declaração curiosa ao final do treino, “Eu passei a volta toda xingando no rádio, e perguntando por que colocaram pneus lisos com aquela chuva toda, mas quando saí do carro não entendi nada ao ver os pneus de chuva! Muito estranho isso tudo. ”

O resultado da classificação ficou assim: Rafael “Bianchi”, Fabiano “Alboreto”, Marcus Khun, Leonardo Oliveira, André Modt, Rafael Lodi, Osmar Neto, “Juan Pablo” Trentini e Gabriel Lodi.

Carros alinhados na chuvosa Spa

Carros alinhados na chuvosa Spa

O show de quebras

Durante toda a corrida a chuva não cedeu e os pilotos sofreram bastante para manter as baratas no traçado. O resultado é que somente 3 carros receberam a bandeira quadriculada! A pista suja e a intensa competição por espaços nas curvas tiraram nada menos do que 6 pilotos da corrida. Vamos rever cada um desses acidentes:

1 – Rafael Lodi – O novato caiu de paraquedas numa das provas mais difíceis do campeonato, Spa com chuva não é para qualquer um. E isso se refletiu no abandono precoce, ainda na primeira volta na curva 7, quando dividiu rodas com o Leonardo Oliveira e acabou saindo da pista. Mais tarde Rafael comentou o incidente, “Eu fiquei bem surpreso com a dificuldade de pilotar, pois não tinha nada daquilo no simulador da autoescola. Na verdade, me senti enganado, pois no simulador o carro não escorregava e nem era tão rápido, e quando a gente batia ele continuava andando. Vou continuar insistindo e quem sabe no futuro apareçam novas oportunidades, ainda tenho mais 4 horas já pagas no simulador e vou me aprimorar mais! ”.

2 – Gabriel Lodi – O experiente Gabriel sofreu um revés duro de engolir, ao ser abalroado pelo próprio companheiro, na curva 8, ainda na primeira volta. O seu chefe de equipe ficou revoltado com a atitude de Osmar, mas Gabriel reagiu mais calmamente ao toque na curva, “Eu tinha um compromisso e precisava sair mais cedo mesmo, então a batida veio bem a calhar. Foi melhor do que estacionar e descer do carro no meio da pista. ”

3 – “Juan Pablo” Trentini – O arrojado Trentini foi jogado para fora da pista entre as curvas 3 e 4, na segunda volta, pelo afoito estreante Osmar. Falo mais sobre Juan Pablo em instantes.

4 – Fabiano “Alboreto” Pedroso – O professor, que era como estava sendo chamado o velho piloto, acabou tocando em Leonardo Oliveira na curva 4 da terceira volta, quando disputava a liderança da corrida. A saída foi o resultado de uma disputa intensa com vários chega-pra-lá trocados pelos dois pilotos numa sequência de 3 curvas. Pior para o ancião!

5 – Marcus Vinicius Khun – O azarado piloto da Elipse não terminou mais uma corrida por falha no equipamento, na primeira prova foi um motor estourado e na segunda quatro pneus explodidos. Alguns dizem que Marcus não anda regulando e cuidando bem do seu equipamento mais ele discorda dos seus críticos, “Isso é muito azar mesmo, eu estou fazendo tudo certo e carro simplesmente estraga. Ó vida, ó azar…”.

6 – André Modt – O piloto que buscava a redenção, e que andou na liderança por 2/3 da prova, encerrou sua corrida de forma melancólica. André impôs um ritmo forte e por várias vezes acabou ignorando os milhares de destroços deixados na pista pelas várias batidas. Isso foi fatal para ele, o desgaste acumulado se revelou na última curva da corrida com a quebra de sua suspensão ao subir numa zebra. André mais uma vez mostrou que não conseguiu lidar bem com a situação e praguejou contra o seu adversário Rafael “Bianchi”, depois da prova, “Quando eu vi aquele engomadinho passar por mim gargalhando, na última curva, a única coisa que pude desejar a ele foi que um esquilo entrasse no seu cockpit e o mordesse bem nas partes íntimas. Maldito arrogante, ele vai ter o que merece na próxima corrida…”.

Abaixo temos a compilação das fotos dos carros caídos e estragados fora da pista, o pessoal do resgate disse que quase acabou a gasolina dos tratores e reboques, pois nunca foram tão utilizados como nesse final de semana.

Todas os incidentes.

Todas os incidentes.

Os heróis que resistiram

Dentre os que conseguiram sobreviver a Spa, o mais exaltado e reverenciado foi o vencedor, Leonardo Oliveira. Depois de passar a maior parte da corrida na última posição, o piloto da No T, No Shade, fiz uma última volta impecável e saiu ultrapassando a todos como se fossem meros karts de parque de diversão. Foi uma performance sensacional do jovem piloto que mostrou muita maturidade após a corrida, do pódio podia-se ouvir ele gritando, todo lambuzado de champanhe, “Chupa, bando de filha da p….! Tiraram sarro de mim, agora vão ter que me engolir, seus safados, lazarentos! Quero ver falar bem agora seus desgraçados! ” Ao seu lado estava um comedido e resiliente Rafael “Bianchi”, que teve que vencer os problemas na largada, e que o jogaram para a última posição, para conquistar um merecido lugar no pódio. E completando a cerimônia, estava o novato da Spyro, Gyro’s, Osmar Neto, que emocionado falou do seu primeiro pódio na categoria, “Eu estou emocionado demais, realmente não esperava esse resultado e dedico ele a todos os que acabei tirando da corrida. Nas últimas curvas comecei a receber ordens para reduzir a velocidade e achei aquilo um absurdo, mas mais tarde entendi o recado. Vi tantos carros destruídos e tantas partes de carro pela pista que pensei estar pilotando no filme O Resgate do Soldado Ryan. Era uma cena difícil de ver e que me tocou muito! ”.

A luta pelos espaços!

A luta pelos espaços!

O show do showman

E ele mais uma vez deu show, “Juan Pablo” Trentini, foi uma besta fera enquanto esteve na pista. Ele fez de tudo e mais um pouco, e a torcida extasiada se levantava a cada passagem sua. No final da reta que sucede a Eau Rouge, Trentini, por mais de uma vez, entrou na curva a mais de 320 km/h por hora, em sexta marcha e sem pisar no freio, foi um feito espetacular de habilidade, coragem e ousadia. Trentini representa a pilotagem moleque que tanto emociona os antigos amantes da velocidade. O resultado dessa vez não veio, pois “Juan Pablo” acabou levou um toque por trás de Osmar, em plena reta, a mais de 300 km/h, e ainda assim evitou o pior. Seu carro capotou 14 vezes e parou de pé, do lado de fora da pista. Os poucos momentos de tensão logo viraram euforia quando o rechonchudo Trentini saiu sozinho do seu carro, poucos segundos antes do mesmo explodir e virar uma gigantesca bola de fogo que segue ardendo até agora, horas depois do final da corrida. Veja o que o piloto disse sobre a corrida e o acidente, “Eu estou aqui para dar espetáculo, se para isso eu preciso incendiar meu carro, então que seja. Não aceito essas normas de frear nas curvas, eu quero é velocidade, e acho que consegui mostrar isso mais uma vez. ”.

Encerramento

Com o resultado, Rafael “Bianchi” se manteve na liderança, mas agora seguido por Leonardo Oliveira e Fabiano “Alboreto”. Os novatos Rafael Lodi e Osmar Neto, marcaram seus primeiros pontos das carreiras, e André Modt também saiu do zero, depois do fiasco da corrida na Hungria.
Entre os construtores a superioridade da Minardi segue, com a No T, No Shade e a Elipse Racing completando as 3 primeiras posições.
A próxima etapa será na em Monza, na Itália, no dia 04 de setembro.

Anúncios
comentários
  1. DANIEL DE CASTRO VAZ disse:

    Oi Pessoal. Eu vi que vocês jogam fórmula d e gostaria de saber onde vocês conseguiram os circuitos? Estou procurando na internet e os preços são absurdos!!

    Curtir

  2. Olá pessoal!! Eu vi que vocês jogam Formula D e gostaria de saber onde vocês conseguiram os circuitos. Estou procurando na internet e os preços são muito altos!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s