LADRÕES & ZERGS – A BUSCA PELO TEMA PERDIDO

Este é um jogo do Reiner Knizia. O que isso significa? Ora, usualmente significa uma mecânica apurada e tema colado em cima com cascolar, então não sacuda muito senão desgruda.

(Cortesia do Tiagoaob)

E isto se aplica aqui? Sim, não há como circunavegar isso. Poderiam ser um bando de ladrões que cercam pessoas na rua e aquele que tem mais ladrões leva o roubo – assim, quem tiver a maioria de colares, relógios e carteiras, disputa a vitória. Ou são soldados no espaço sideral combatendo alienígenas, e aqueles que cercarem os oponentes com as maiores forças os vencem – dessa forma, quem destruir mais dos zergs, dos protoss ou dos aliens disputa a vitória. E assim em diante. Claro, talvez os mesmos fossem um pouco mais difíceis de vender, e mesmo quebrassem alguns direitos autorais, mas de qualquer maneira funcionaria sem mudar basicamente uma vírgula da mecânica.

MAS QUE MECÂNICA É ESSA?

É a da colocação de tiles (que, neste caso, são peças hexagonais com símbolos que indicam suas funções). Cada jogador tem tiles disponíveis as quais posiciona no tabuleiro de forma a obter o máximo possível das peças que estão espalhadas pelo tabuleiro.

São três tipos de peças:
– os Kabutos (capacetes);
– os Budas;
– os Obentôs (pratos de arroz).

(Cortesia do Tiagoaob)

O jogador pega, de forma aleatória, 5 tiles entre todas as que têm disponível. São 8 os tipos de tiles divididos de duas maneiras.

As de uso único:
– os Samurais (que influenciam todos os tipos de peças);
– os Budas (que influenciam somente as peças dos Budas);
– os Kabutos (que influenciam somente as peças dos Kabutos);
– os Obentôs (que influenciam somente as peças dos Obentôs);
– o Mu (que permite substitui um tile seu de qualquer lugar, permitindo que você realoque o tile que foi substituído pelo Mu).

Essas peças, quando usadas, encerram o turno do jogador.

As de uso múltiplo:
– os Ronin (que influenciam todos os tipos de peças);
– os Barcos (que influenciam todos os tipos de peças, mas devem ser colocadas nos hexágonos de água, nunca em terra);
– a de Troca de Peça (que permite que uma peça seja trocada de lugar com outra peça).

Essas peças, quando usadas, não encerram o turno do jogador, que ainda pode colocar outros tiles no tabuleiro.

Ao final de seu turno, o jogador pega tiles até que tenha novamente 5 para poder usar da próxima vez.

(Cortesia do Tiagoaob)

MUITO BEM, E O JOGO?

Ah, a mecânica compensa tudo que falta de tema. É ágil, inteligente e com várias possibilidades de escolha, fazendo com que cada tile colocado seja precedido por um certo tempo pensando e avaliando onde melhor encaixá-lo. Mesmo assim, uma partida bem disputada não passa de 1 hora e usualmente a emoção é mantida até o final, quando são reveladas as peças coletadas até então e vê-se quem foi o vencedor.

O jogo escala bem, sendo bom em 2, 3 ou 4 jogadores (eu prefiro em 2 ou 3, em 4 a situação das peças no tabuleiro podem mudar bastante até a vez voltar ao mesmo jogador, o que dificulta a estratégia, tornando o jogo mais tático). Em duas pessoas, o Samurai a duração da partida raramente vai além de 30 minutos. Cada jogador adiciona 15/20 minutos no tempo de jogo.

Minha opinião é de que este jogo é um dos melhores jogos feitos pelo Knizia. Ele tem uma profundidade diferente do complexo Tigris & Euphrates, ainda que dividam a similaridade de ambos serem jogos em que cobre-se o tabuleiro com peças diversas. O Samurai é mais parecido com o Ra, em duração e simples engenhosidade do desenho, ainda que sejam bastante diversos nas mecânicas.

Enfim, um jogo altamente aprovado!

Um adendo: o jogo tem uma versão nacional, com regras em português, editado pela Ceilikan. Para quem quiser saber mais clique aqui.

Abs,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s