– … o banheiro tem pia em granito e chuveiro aquecido a gás. Os azulejos vem da Itália e tem um lindo padrão, como você pode ver.

– E tem um excelente tamanho também.

– Ah, sim. E completa bem com a decoração da suíte.

– Verdade. Só me preocupa a localização.

– Esta é uma área em expansão, com várias obras iniciadas. Logo o valor das propriedades vai subir significativamente. Se o meu cliente não tivesse já outro terreno ele não venderia esta casa, mas ele não quer ficar pagando pelas duas.

– Entendo.

– Então, há interesse em dar uma proposta pela propriedade? O valor pedido é zero.

– Zero parece bom. Se pudermos fechar em zero…

– Um momento! – Outro corretor entra na suíte, com o celular na orelha e o paletó em desarranjo. – Meu cliente oferece dois.

– Três! – Um terceiro corretor avança pela porta, quase trombando com o que acabara de entrar. – Minha oferta é de três!

– Quatro, por Deus, pago quatro pela casa! – grita, ainda do corredor, o quarto corretor, vestido de pijama e com pasta de dente seca no canto da boca.

Os olhos de todos voltam-se para o primeiro corretor, vermelho de raiva. Ele enfia a mão no bolso e sente só as três moedas.

– Eu… maldição, eu passo!

– Bem, senhor, então pode sair e levar a casinha de cachorro, só para não dizer que eu o deixei sair de mãos vazias.

– Então eu pago cinco, seu desgraçado! – berrou o segundo corretor, ignorando aquele que saia.

A disputa imobiliária estava apenas começando.


FOR SALE – O JOGO

Imagem por kittyangel

Geral
For Sale é um jogo de leilão que ocorre em duas fases: numa os jogadores adquirem propriedades e, na segunda fase, vendem as mesmas. Quem tiver mais dinheiro (pontos) ao final, vence. A partida dura, em média, entre 15 a 30 minutos (ficando mais perto de 20 minutos).

Regras
Ah, essa parte será fácil. Existem duas fases.

1ª Fase:
– Os jogadores recebem uma certa quantidade de dinheiro (12);

– São reveladas um número de cartas de propriedade igual ao número de jogadores;

– Começando com o primeiro jogador, os participantes dão lances, mas não são propostas direcionadas à nenhuma das propriedades em particular, e, sim, lances para duas coisas: a) evitar ser o 1º a passar, e b) tentar ganhar a propriedade de maior valor entre aquelas reveladas;

– O primeiro jogador a passar, pega a propriedade de menor valor (menor número). O segundo a passar pega a propriedade de menor valor entre as que restaram, e assim em diante, até que um único jogador não tenha passado, então o lance dele (que pode ser de zero), vence a carta de maior valor;

– Todos os lances dados, exceto o do vencedor, são recuperados com a perda de 50% (arredondado para cima), do valor proposto. O lance do vencedor, é claro, tem que ser pago integralmente;

– Novas cartas de propriedade em número igual ao de jogadores são reveladas e uma nova rodada de leilão tem início. Assim segue até que todas as cartas de propriedade tenham sido distribuídas.

2ª Fase:
– Agora todos os jogadores venderão as propriedades adquiridas. São reveladas um número de cartas de valor (que vão de 0 a 15) igual ao número de jogadores;

– Os participantes agora devem escolher uma das propriedades para vender. Tal propriedade é separada das demais e colocada de face para baixo na mesa, então todas as propriedades à venda são reveladas;

– A propriedade de mais alto valor numérico (vão de 1 a 30), é vendida pela carta de maior valor, e 2ª propriedade leva a 2ª carta de maior valor, e assim em diante até que todas as propriedades tenham sido vendidas por algo;

– Novas cartas de valor em número igual ao de jogadores são reveladas e uma nova rodada de vendas tem início. Assim segue até que todas as cartas de valor tenham sido distribuídas;

– Os jogadores agora somam os valores das cartas de valor, bem como qualquer dinheiro que tenha sobrado da 1ª fase, e aquele que tiver o mais alto número, vence!

Não fica muito mais fácil do que isso.

Imagem por Noaceyet

Profundidade
A de uma poça d’água na calçada. Dá para afundar um pouco o pé, mas não muito.

Na 1ª fase é uma questão de avaliar o que está a venda e o quanto pagar. O dinheiro é curto e um lance alto pode lhe tirar as chances de boas propriedades, mas de forma alguma lhe elimina, já que sempre uma carta, por pior que ela seja, irá para cada jogador. De certa forma, considerando a perda de 50% do dinheiro para os lances que não vencem, é mais relevante a posição relativa ao primeiro jogador do que a quantidade de dinheiro, pois num jogo em 5 pessoas, por exemplo, a chance é alta que até os lances chegarem ao 5º jogador, um ou dois participantes já terão passado.

Assim, a 2ª fase é mais interessante: pois digamos que haja 5 cartas de valor com os números 0, 6, 10, 11 e 15. Você tem a carta de propriedade de valor 29. Será que o jogador com a 30 a usará agora? Pode ser que ele tente conseguir a carta de valor 15, com uma propriedade de valor, digamos, 25. Se você não colocar a 29, ele poderá conseguir, já que todos esperam que venha o 30. Mas e se você colocar o 29 e ele colocar a 30?

Claro que é mais fácil demonstrar isso com os valores limites, mas tais questionamentos e avaliações também cabem para os valores medianos, e talvez sejam até mais relevantes do que nos limites do espectro.

Portanto, é na 2ª fase que o jogo brilha. E aqui temos a profundidade de uma pia cheia de água para amolecer a gordura das panelas e o arroz queimado.

Tema:
É mais outros daqueles jogos que tem que ter um tema porque vende mais fácil assim. Não há nada que diferencie este jogo, com base nas mecânicas, se o mesmo fosse feito com o tema de compras no atacado e depois revenda no varejo, onde os jogadores são donos de mercearias e quem ganhar mais grana vence. Ou cambistas atrás de ingressos dos jogos mais disputados. Ou lojistas indo para o Paraguai e voltando carregados (com uma variante de batidas da Receita na fronteira, seria quase o jogo Robin Hood). Enfim, qualquer coisa com compra e venda.

Produção:
É razoável. A arte e a qualidade das cartas são boas. A caixa, abençoadamente, permite que as cartas sejam sleevadas e voltem a entrar nela, mas isso também porque 60% da caixa é ar, e ela poderia ser um tanto menor. As moedinhas são em cartolina com espessura razoável. O valor de US$ 15.99, não é excessivo, mas parece uns 3 ou 4 de dólares mais alto do que deveria. Compensa pela jogabilidade.

Imagem por teapot37

Diversão:
Como a interação é constante (algo básico de jogos de leilão/apostas), a diversão depende bastante do grupo com o qual se está jogando. Todas as vezes que joguei, com com amigos e pessoas divertidas, então o jogo saiu-se muito bem neste quesito. Mas é fácil de ver que o For Sale possa ter uma recepção mais gelada se for um grupo mais silencioso e/ou voltado para jogos mais densos – o For Sale é uma brincadeira leve, do mais puro tipo “passatempo”, feito para encher linguiça seja enquanto espera-se outros chegarem, ou no final de noite, quando alguém diz: “Pessoal, só tenho uns vinte minutinhos antes de ir”.

Para mim o nível de diversão é médio para alto.

Vale a compra?
Depende realmente de sua coleção. Você já tem vários jogos do tipo filler? E jogos em que até 6 pessoas possam jogar? E que dura menos de 30 minutos mesmo em seis pessoas? Se suas respostas forem sim, é bem provável que você já tenha o For Sale, então a resposta é não, você não precisa ter outra cópia.

Para o que responderam não para alguma das perguntas, eu sugiro pensar com carinho na aquisição do jogo. Talvez haja algum espaço na encomenda, ou quem sabe como opção para dar de presente para alguém que ainda não está nessa de jogos de tabuleiro, afinal o For Sale serve como uma excelente introdução para a mecânica de leilão, com certo blefe e apostar na sorte.

Bem, é isso!

Abs,

Anúncios
comentários
  1. MacCrow disse:

    vende no brasil pela funbox! =)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s