Preparem-se para o Salto! Battlestar Galactica… So say we all!

Publicado: 28 de maio de 2014 por Pedro Miranda em Resenha
Tags:, , , ,

Introdução e balela.

BSG é como o chamaremos aqui para facilitar sua leitura e me reduzir caracteres. Jogo de Corey Konieczka (quer que eu soletre) um dos bons nomes da grande e querida Fantasy Flight. Um jogo Semi-cooperativo baseado na série de mesmo nome lançada em 2004. Nesse pequeno review vou falar de forma objetiva sobre esse primor do Hobby tabuleirístico.

Tema? 

Os humanos sofreram um ataque dos Cylons… robôs criados pelos próprios humanos e com AI. As torradeiras insatisfeitas se rebelaram e quase acabaram com a raça humana. Agora, resta uma frota no espaço comandando uma antiga nave de guerra (Galactica) e a missão é conduzir os sobreviventes até um novo planeta habitável.

Qual é a desse jogo?

Nesse jogo cada um assume o papel de um personagem da série e também tem seu nível hierárquico e uma especialidade militar, política, de suporte ou de pilotagem. O objetivo do jogo é chegar em Kobol, o primeiro destino desses fugitivos na série. É preciso somar certa distância para alcançar o novo lar, mas espere!? Parece que nem todos querem o mesmo objetivo! Sim, entre os jogadores estarão presentes algumas torradeiras, digo, Cylons e eles precisam impedir os humanos. Abra os olhos durante o jogo e descubra os vilões!

Pra quem é ou não é indicado?

É indicado para todo o ser vivente, principalmente aqueles que já tiveram alguma experiência com jogos de tabuleiro. Esse título não é indicado para tripulantes de primeira viagem, pois suas regras não são tão fáceis de assimilar e é muito diferente do leque de opções que sempre tivemos a disposição no mercado nacional (e isso esta mudando). Seu conjunto de mecânicas é bem diferenciado e a dinâmica do jogo implica num envolvimento considerável com a ideia de intriga, por isso para uma boa experiência, monte um bom grupo de jogo.

Quanto tempo leva?

Uma média de 3 horas de duração.

Como se joga?

Na sua vez o jogador pode: Fazer um movimento (Para qualquer posição da nave) e uma ação (Ativar a posição para onde se moveu ou jogar uma carta para aplicar o seu texto).

Crise: Um deck específico chamado de Deck de Crise. Ao fim da jogada uma dessas cartas é comprada e precisa ser resolvida.

No contexto geral durante as ações é possível avaliar as escolhas dos personagens, a fim de descobrir os sabotadores, mas é nas cartas de crise que a coisa se intensifica. Algumas cartas são de votação e os jogadores utilizam suas skills para contribuir ou acabar com o sucesso dessas votações. Esse é o momento de discutir, avaliar e procurar os Cylons.

O que é bom?

O clima e a tensão do jogo.

As mecânicas são bem desenvolvidas, mas o tema… o tema é o grande charme, a sacada e é tão bem aplicado que chega a ser desconcertante.

As histórias que ficam para contar de uma partida para outra.

O impacto de conhecer um título que merece muito respeito.

O que é ruim?

O tempo de jogo que pode se estender.

A dificuldade em ensinar e a quantidade de coisa importante que tem pra ser dita durante a explicação.

Qual o preço e qual o valor?

O jogo custa algo entre 32 e 35 dólares. Seu valor é considerável, pois dos Semi-cooperativos é top na lista de muitos gamers. Tem excelente apelo para os fãs da série, mas se você nunca assistiu um episódio e quer dar uma chance pro jogo, certamente irá se impressionar. Digo por mim que não sou grande fã de ficção científica e tenho achado a série bem meia boca… o jogo meus amigos… o jogo é realmente impressionante e é impossível garantir uma vida feliz no universo do boardgames sem dar uma chance pra ele.

Assim dizemos (quase) todos!

Anúncios
comentários
  1. Danilo disse:

    Poxa, como achar a série BSG meia boca? Está longe de ser perfeita, mas é uma série fantástica! Boa review! Estou paquerando esse jogo há muito tempo…

    Curtir

    • Pedro Miranda disse:

      Pois é Danilo, talvez eu tenha ido com tanta expectativa que acabei meio frustrado… hahahaha. Já com o jogo eu não tive esse problema e já joguei inúmeras vezes, sempre me agrado dele.

      Curtir

  2. Aline disse:

    Foi um dos meus primeiros jogos. Sou muito fã de BSG. E até hoje é um dos meus favoritos. É incrível como eles conseguiram colocar todo o clima da série no tabuleiro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s