Francis Drake – Primeiras Impressões

Publicado: 28 de fevereiro de 2014 por Alexandre Trentini em Resenha
Tags:, , , , ,

Francis Drake é um jogo feito por Peter Hawes, lançado em 2013 pela Eagle Games.

Tema

Sir Francis Drake foi um capitão corsário a serviço da rainha da Inglaterra, Elizabeth I, que viveu entre os anos de 1540 e 1596 e foi o segundo a realizar uma volta na Terra navegando. O jogo carrega o nome dessa importante figura histórica, pois seu tema é a navegação. Cada jogador é um corsário a serviço da rainha Elizabeth I e o objetivo é realizar 3 viagens nas quais os jogadores devem saquear galeões, fortes e cidades colônias espanholas, além de realizar comércio e troca de produtos nas ilhas do Caribe.

O jogo se passa na época que compreende a vida de Francis Drake, onde a Inglaterra queria uma parcela das colônias estabelecidas no Caribe pelos espanhóis devido a Armada Espanhola onde a Inglaterra e a Espanha entraram em guerra em 1585.

Componentes e Arte

Os componentes desse jogo são muito bonitos e de extremo bom gosto, além da qualidade ser ótima, a Eagle Games caprichou nos componentes, temos pedras transparentes douradas, prateadas e vermelhas representando jóias a serem saqueadas dos espanhóis, temos baús montados com papelão prensado bem grosso que transmitem uma qualidade ímpar, baús que servem para esconder os tesouros saqueados e que no final do jogo valem pontos de vitória, peças de madeira com desenhos e escritas envernizadas em uma das faces, miniaturas de fragatas e galeões de cada uma das cinco cores dos jogadores, além de vários outros tiles, tabuleiros de jogadores e um tabuleiro central muito bonito.

A caixa parece bem resistente e possui um insert bem decente e com tampa para evitar de deslocar todos os componentes num transporte.

A arte do tabuleiro é muito bem feita e o tabuleiro representa o mapa do caribe em sua parte maior e no topo as ações a serem feitas no porto antes de partir para as viagens. Enfim, a apresentação de Francis Drake é impecável.

Regras

As regras são claras e simples, sem muita margem para confusão ou erros. Basicamente o jogo repete por três rodadas dois momentos distintos. Os dois momentos são worker placements (mecânica de colocar trabalhadores em locais para realizar ações), mas mudam a maneira em que são resolvidos.

Basicamente você terá uma lista de locais onde irá colocar seus trabalhadores para realizarem ações antes de embarcar para a viagem. Cada jogador só pode colocar um trabalhador por local e coloca seus trabalhadores um por vez seguindo a ordem do turno e existe um sentido em que a colocação deve seguir sem nunca voltar atrás, ou seja, se um jogador pular algum local para priorizar determinada ação, não poderá voltar atrás para realizar as ações que pulou. Nesse momento, basicamente, cada jogador está recrutando tripulação, adquirindo munição, suprimentos e bens para troca para levar nas viagens, além de poder melhorar sua fragata para um galeão caso pretenda combater galeões espanhóis na viagem, pode adquirir uma ação prioritária extra com o navio Golden Hind, pode apostar em uma casa de jogos e conseguir benefícios variados, pode ser informante, governador ou a própria rainha e ter acesso privilegiado a respeito das defesas ocultas das localizações espanholas no mapa, entre outras ações.

O primeiro que terminar de realizar suas ações irá partir do porto primeiro e assim sucessivamente, terminado esse primeiro momento agora é a hora de partir para a viagem. Cada jogador possui 6 peças numeradas de 1 a 4 e mais duas extras com um navio fantasma e o Golden Hind (Fragata de Francis Drake que deu a volta ao mundo) caso eles tenham conseguido essas peças na primeira fase. Cada jogador, em ordem de turno de embarque aloca suas peças em locais do mapa, podem ser cidades, fortalezas, galeões espanhóis ou localizações para troca de bens, em puerto rico, havana. Os bens adquiridos com as trocas são: Café, Açúcar, Anis e Tabaco. Os discos numerados indicam a ordem que cada jogador traçou sua rota no mapa e as ações são executadas todas as ações 1 depois todas as ações 2 e assim sucessivamente em ordem de turno de embarque.
Para saquear galeões, fortes e cidades o jogador precisa dispor em seu navio de tripulação e munição suficiente para gastar nas batalhas, para realizar trocas de bens o jogador precisa possuir bens para troca e a quantidade de suprimento serve para determinar a distância máxima que o navio pode chegar, dentre 4 regiões distintas.

Cada galeão, forte ou cidade possui uma representação de jóia significando que o primeiro jogador que saquear esses locais irá levar o tesouro e guardar em seu baú, mas mais de um jogador pode executar a mesma ação posteriormente caso tenha alocado uma peça no mesmo local, porém só irá levar os pontos de vitória caso consiga combater as forças espanholas, sem a jóia. Ao final de cada viagem pontua-se pela diversidade de locais saqueados, quem saqueou apenas uma cidade, recebe um ponto adicional, quem saqueou 2 tipos diferentes (galeão e forte, por exemplo) recebe 4 pontos e quem saqueou um galeão, uma cidade e um forte pelo menos, recebe 10 pontos. Toda a tripulação, suprimento e munição restantes são retiradas e inicia-se uma nova rodada.

Ao final do jogo pontua-se os tesouros escondidos de cada um e a diversidade de bens adquiridos pela troca, cada conjunto de 4 bens diferentes (tabaco, café, açucar e anis) vale 26 pontos, um grupo de 3 bens diferentes vale 16 pontos, um de 2 diferentes vale 8 pontos e um grupo de apenas um bem vale 2 pontos. As pedras preciosas (vermelhas) valem 5 pontos, o ouro vale 4 e a prata vale 3. Quem possuir a maior pontuação é o vencedor.

Fluidez do jogo

O jogo é extremamente fluído, cada jogador em ordem de turno coloca apenas um trabalhador e recebe os benefícios da ação no mesmo momento, portanto você nunca se sente tendo que esperar o outro jogador realizar várias ações e demorar para analisar o melhor a se fazer, o jogo te incentiva no primeiro momento a pular algumas ações para garantir outra melhor e o fato de você não poder voltar a colocar trabalhadores em ações passadas faz com que o jogo avance rapidamente. O jogo é bem dinâmico e rápido para o que se propõe. Uma partida em 4 pessoas dura aproximadamente 90 minutos.

Estratégia

Existem algumas estratégias possíveis em Francis Drake, porém o jogo beneficia o uso de diversidade, portanto o quão melhor você conseguir diversificar suas ações mais pontos de vitória serão dados a você. A estratégia geral no jogo é conseguir quanto mais pedras possíveis, quanto maiores combinações de bens e saquear a maior diversidade possível entre cidade, forte e galeão, de quebra se conseguir saquear os galeões e fortes mais valiosos, melhor. A idéia é sempre ter uma margem de segurança, pois o jogo possui alguns elementos surpresa, existe pouca aleatoriedade porém para cada forte ou galeão no mapa, existe um reforço que apenas um jogador vai saber onde estão antes de traçarem as rotas (dependendo se alguém colocou trabalhadores no Governador ou Almirante), isso faz com que seja necessário ter margem de segurança na quantidade de munição e tripulação a levar na viagem.

Quanto as ações a tomarem antes de partir para as viagens, é sempre importante não ficar muito para trás nas ações escolhidas, pois as chances de você ser obrigado a pegar uma ação de menor qualidade são grandes, portanto mesmo que pule localizações importantes, melhor garantir que irá ter mais suprimento ou mais tripulação em uma ação futura que te dará melhores benefícios.

Rejogabilidade

Média. O jogo não possui muita variação na forma como ele é jogado, mas uma coisa muda bastante, a ordem em que as localizações estão disponíveis para colocar trabalhadores antes da viagem e a localização dos galeões espanhóis no mapa. Porém só essas variações são suficientes para mudar muita coisa de um jogo para o outro.

Preço

O jogo é caro, são mais de 70 dólares investidos fora o frete. Porém acredito que a combinação de componentes bem feitos e de qualidade com o design do jogo compensam o valor alto a ser pago.

Conclusão

Francis Drake é mais uma das gratas surpresas de 2013, o jogo foi lançado num kickstarter bem sucedido e constantemente está em falta no mercado, primeiro pela Eagle Games não ser uma empresa grande o suficiente para lidar com impressões em larga escala, depois exatamente porque é um jogo que em tese não é para as grandes massas, porém está tendo um público interessado maior do que a a empresa consegue prever.

O jogo é ótimo e não consegui apontar um defeito nessa primeira partida que fiz, com certeza eles existem, mas digo de antemão que o designer acertou na dose, o jogo é um euro com uma temática forte, o que é raro de encontrar, além de ser rápido e dinâmico, vale a compra com certeza.

As primeiras impressões sobre o jogo foram retiradas de uma partida em 4 jogadores, dizem que em 5 jogadores o jogo é ideal, porém em 4 já foi bem satisfatório.

Anúncios
comentários
  1. Aline Costa disse:

    Parece bem legal mesmo. Já está adicionado no meu BGG.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s